REJUG terá atuação colaborativa e horizontal entre as escolas participantes

Dispositivo criado para potencializar a qualificação de servidores de órgãos do sistema de justiça e de governo, a Rede de Escolas Judiciais e de Governo do RN (REJUG) é um projeto pensado e articulado entre as instituições que começa a sair do papel. “A ideia de atuação em rede é um sonho coletivo que hoje está se transformando em realidade. Uma instituição ao se conectar com outras cria elos que resultarão em grandes benefícios para a sociedade. E que, através do conhecimento busquemos enaltecer ainda mais as instituições a qual pertencemos", observa a diretora da Escola da Magistratura do Judiciário potiguar (ESMARN), desembargadora Zeneide Bezerra, primeira dirigente da entidade. Seu propósito é estimular uma visão colaborativa e horizontal entre as sete instituições integrantes desta Rede.
    A integração é a meta a ser atingida nas ações da Rede. "Estamos falando de escolas que unidas poderão fazer muito mais do que já faz. A REJUG representa o intercâmbio acadêmico, de cursos, tornando nosso serviço público mais efetivo e qualificado. É importante ressaltar que a Rede é fruto da articulação de livre adesão, sem caráter oneroso entre as instituições", ressalta o diretor da Escola da Assembleia João Maria de Lima.
    O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), conselheiro Gilberto Jales, salienta a expertise das escolas participantes, que acumulam conhecimento e transmitem para a sociedade. Ele menciona como exemplo o trabalho em rede executado pelos tribunais de contas de todo o país, articulados pelo Instituto Rui Barbosa. “Esta rede vai promover a coesão do conhecimento, otimizar recursos e oportunizar aprendizagem. Havia a necessidade de formalizar uma iniciativa como esta”, ressalta.
    A formatação da rede, tem como um dos principais ganhos para os servidores públicos dos poderes a ampliação da oferta de cursos e atividades em geral de capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada. Também se amplia o potencial para a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, visando à superação dos desafios e à satisfação das necessidades de interesse comum das instituições participantes da rede.
    A REJUG foi lançada oficialmente em 29 de maio, em solenidade na ESMARN. O organismo foi formalizado a assinatura do termo de cooperação do qual fazem parte as seguintes instituições: Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN/TJRN; Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira - ECPSLO/TCE-RN, do Tribunal de Contas do Estado ; Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – EALRN; Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte - ESMAFE 5ª Região; Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte Celina Guimarães Viana – EJERN; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPRN e Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.
    *Com informações da ESMARN