Curso “Inovação no Setor Público” realiza último encontro no bloco de aulas da Esmarn

Tendo realizado um total de quatro aulas de 5 horas cada, o curso “Inovação no Setor Público” realizou o último encontro na manhã desta segunda-feira (24). Aproveitando que a inovação tecnológica tornou-se cada vez mais relevante nas organizações do setor público, a capacitação buscou promover a melhoria nos processos, serviços e políticas públicas, através do estímulo à cultura de modernização nos tribunais.  Segundo o professor da UFRN Hironobu Sano, doutor e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o curso de 20 horas de duração teve como objetivo trazer conceitos básicos e ferramentas voltadas para a inovação no poder judiciário, de forma a sensibilizar magistrados e servidores do TJRN e que integram a Rede de Escolas Judiciais e de Governo do RN (REJUG), quanto a identificação de problemas e análise pela lente da inovação, melhorando assim a prestação de serviços para a sociedade.  “O primeiro ponto é ter clareza de que a inovação implica em mudanças e significa fazer de uma forma diferente o que você vinha fazendo. Significa fazer de uma forma melhor também. Para implementar uma mudança ela precisa trazer resultados para a gestão e trazendo resultados para a gestão, trazer resultados para a sociedade. Há muitas possibilidade de melhoria de serviços e processos dentro do poder judiciário, uma vez que há muitas normativas do CNJ que já indicam o potencial de inovação ou as iniciativas de inovação. Por exemplo, todo esse processo de transformação digital e utilização de inteligência artificial, que mostram possibilidades de aprimoramento dos serviços judiciários”, comentou o professor.  Para os alunos, a temática foi muito relevante uma vez que serviu para ter mais conhecimentos acerca da adoção de metodologias ágeis, permitindo abordar desafios dos mais simples aos complexos através de um olhar modernizado. Coordenador Geral da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, André Gustavo Almeida destacou a importância do curso na busca por melhorias por meio da implementação da inovação nas atividades do dia a dia.  “É um curso bastante interessante e importante para que a gente possa pensar um pouco fora da caixa e procurar realizar inovações sobre diversos aspectos das atividades, Vai ajudar, não só eu, como toda a minha equipe, a pensar em melhorias, em inovações, em melhores práticas para fazer aquilo que a gente já faz hoje dentro do nosso setor lá no tribunal de contas”, explica.  Para encerrar o curso, Hironobu Sano deu suas impressões sobre as aulas e falou sobre a forma como espera ter contribuído para a formação dos magistrados e servidores presentes. “Foi um curso muito rico em termo de trocas de experiências e de aprendizado e foi muito interessante porque foi possível mapear as inovações dos diferentes segmentos da justiça, contribuindo para que os próprios participantes percebessem o quanto os seus tribunais inovam. Então nós conseguimos, não só identificar mas também classificar as inovações por diferentes mecanismos. No final, os grupos elaboraram as suas facetas da inovação, que é uma abordagem para sua agenda estratégica da inovação. Nesse sentido a expectativa é que cada um possa levar de volta para suas unidades essa agenda estratégica e identificar os pontos que ainda poderiam ser trabalhados e reforçados, assim como quais são os tipos de desafios ou problemas que se estão enfrentando e como poderiam ser abordados a partir da perspectiva da inovação”.