Projeto Rejug Cidadania encerra o ano com ação voltada para alunos da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz

    Projeto Rejug Cidadania encerra o ano com ação voltada para alunos da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz

    A iniciativa voltada para a educação cidadã e da conscientização política – o projeto “Rejug Cidadania”, concluiu as atividades de 2024 com uma ação na Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, em Natal. O evento reuniu cerca de 120 alunos do ensino médio, em uma manhã repleta de aprendizado e reflexão.

    A abertura foi conduzida pela desembargadora Zeneide Bezerra, que trouxe à tona questões fundamentais sobre cidadania e a importância da participação ativa na sociedade. Em sua palestra, a magistrada destacou a relevância do papel de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais justa, incentivando os jovens a assumirem um compromisso com o futuro de suas comunidades e do país.

    “Ações como essas me enchem de orgulho e esperança, pois sempre busco inspirar os jovens com minha história de superação e assumirem o protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e consciente, através dos estudos”, encoraja a desembargadora.

    Na sequência, o chefe de gabinete da Escola do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Solon Almeida, continuou a programação com uma abordagem prática sobre responsabilidade social e participação política. Além da palestra, Solon que trouxe reflexões sobre a importância da cidadania e da participação democrática e simulou uma eleição, em que todos aprenderam e se divertiram.

    “Foi um momento de dedicação à formação cidadã, motivando jovens a enxergarem o poder transformador da participação política e do compromisso social. Estamos aqui exercendo o nosso papel, levando conhecimento a um público, que é um público juvenil, composto por adolescentes, que precisa muito entender a importância da participação no processo democrático”, declarou Solon.

    A ação encerra o ano reafirmando seu compromisso de transformar a sociedade por meio da educação e da formação de jovens protagonistas em seus contextos. A iniciativa já começa a planejar as ações para o ano de 2025, visando alcançar ainda mais estudantes e disseminar os valores da cidadania e da convivência democrática.

    "A Escola da Assembleia Legislativa do RN acredita na educação como o caminho para o fortalecimento da cidadania. É uma honra contribuir com essa iniciativa, que estimula nossos jovens a entenderem seu papel na sociedade e os motiva a serem agentes de transformação, respeitando o próximo e cuidando do espaço público”, afirmou a coordenadora-geral da EALRN, Isis Libânio.

    Estiveram presentes a assessora de comunicação, Sayonara Alves, as servidoras Flaviana França, Regina Toscano, Cristina Assunção, Francineide Damasceno e a coordenadora executiva do NAPS, Andrea Barreto.